Eu não sou o maior fã de rap que existe, mas se tem um rapper que sou fã de verdade, esse é Eminem.
E isso desde que ganhei o CD The Eminem Show de presente de aniversário lá em 2003 (e ele tá até hoje inteiraço) e que escutei zilhões de vezes. Depois descobri que se tratava de seu terceiro trabalho de estúdio.
Os dois primeiros, The Slim Shady LP (de 1999) e The Marshall Mathers LP (de 2000) , consegui comprar tempos depois. Os dois ácidos, bem-humorados, polêmicos e geniais em todas as suas músicas.
Seu trabalho seguinte ao The Eminem Show, "Encore", de 2004, antecipado pra cacete, devido a uma adoração quase religiosa que alguns fãs tinham, acabou sendo visto como decepção. Não concordo. Apesar das letras serem até bem fracas se comparadas aos trabalhos anteriores, algumas músicas ainda agradaram bastante.
Depois de um longo hiato, o cara finalmente lançou "Relapse" ano passado. Esse sim, uma certa decepção pra todo mundo, já que quase nenhuma música chamou realmente atenção (exceto "Beautiful", que é ótima).
Eminem tinha acabado de sair do fundo do poço em seu vício nas drogas, além de ter enfrentado a morte de seu amigo desde tempos da adolescência, Proof. Então, talvez sua cabeça não tivesse no melhor lugar.
Nesse ano, sairia uma continuação (Relapse 2, portanto). Só que no processo de gravação, Eminem viu uma mudança radical tanto nas letras quanto no som e decidiu que o CD não tinha mais nada a ver com Relapse, e foi entitulado "Recovery", principal motivo desse post.
Já desestimulado pela decepção que foi Relapse, inicialmente nem dei atenção para esse álbum. Porém aos poucos, começaram a sair os primeiros singles e aos poucos começaram a fazer um grande sucesso. Então me chamaram atenção.
O primeiro, "Not Afraid" tem um refrão grudento pra cacete. Além de ser um sincero pedido de desculpas de Eminem para os fãs, pela decepção que ele tem sido. Desculpas aceitas, sem dúvida, já que Not Afraid já era melhor que o álbum "Relapse" inteirinho e melhor que boa parte de Encore de 2004)
O segundo single, "Love the Way You Lie" com a participação de Rihanna tá nesse momento tocando em tudo que é lugar. E todo mundo gosta dessa música. Você mesmo já a escutou ao menos uma vez hoje, talvez nem saiba. Se Not Afraid tinha um refrão grudento, essa nem se fala.
E hoje, ao encontrar o Recovery com um baita desconto, resolvi comprar (sim, as vezes ainda compro CD, não sou o maior fã dos iPods da vida) e me surpreendi por se tratar, de fato, de um CD do car*lho.
Tá certo que a maior parte das letras se trata de Eminem xingando a tudo e a todos. Se você pensava que ele tava puto nos primeiros CDs, pense de novo. Aqui, o cara consegue ser mais agressivo do que nunca. Isso nem sempre é bom (como na música "Won't Back Down", com a participação de Pink, que acaba soando sem propósito), porém as vezes fica ótimo, (como na explosiva "Cold Wind Blows" que abre o disco).
"Cinderella Man" é uma das melhores, e tem a maior cara de música que vai fechar os shows na turnê desse disco. Bom exemplo de música que não tem um refrão grudento, justamente pela música inteira ser grudenta, e quando você percebe, já a escutou várias vezes.
"You're Never Over", que fecha o disco, é uma música dedicada ao seu falecido amigo Proof. Apesar de soar agressiva demais, ela consegue emocionar no final, já que Eminem realmente parece estar à beira de se debulhar em lágrimas no meio de sua agressividade.
Porém aquela que na minha opinião é a melhor música do CD, é logo a segunda do álbum e se chama "Talking 2 Myself". Cara, devo ter escutado umas 20 vezes seguidas essa música.
Com um refrão SENSACIONAL (principalmente pela sua sonoridade) e com a melhor letra do álbum, a música se aproxima da fodalidade suprema que foi The Eminem Show (em termos de qualidade apenas, já que é bem diferente de tudo naquele CD).
Nessa música Eminem direciona toda sua raiva para si mesmo, botando às claras o quanto se arrepende de toda merda que fez nos últimos anos, além dos Cds apenas medianos que lançou, e fala que decidiu deixar de frescura e melhorar de vez sua vida. E de fato, com essa música ao menos em termos de qualidade, ele se superou.
É uma pena que provavelmente essa música não faça tanto sucesso quanto as outras (nada contra as outras que tão explodindo nas rádios, as duas são ótimas). Mas dêem atenção a essa música genial, pois ela merece.
Recovery não é um CD totalmente bom. Contém algumas músicas mais fracas, mas aquelas que são boas, realmente compensam no final. Resta esperar que Eminem permaneça nesse caminho, já que agora que o cara tá sóbrio de novo, seu próximo CD pode acabar sendo um dos seus melhores trabalhos.
Valeu
=)

Nenhum comentário:
Postar um comentário