Hora de outro post pessoal, apesar de ter prometido não fazer mais isso.
Mas como nossa vida está em constante transformação e movimento, não dá pra cumprir esse tipo de promessa, não é mesmo?
Pois bem, em dados momentos, quando nossa auto-estima está ameaçada, recorremos a arrogância para nos sustentar. Ou seja, quando a gente começa a se sentir pra baixo por causa de outra pessoa, começamos a ser arrogantes, talvez até na esperança de nos iludirmos, pensando "sou uma pessoa melhor do que fulano, nem vou ficar me preocupando com isso" ou algo assim.
As vezes recorremos a atitudes radicais como parar de falar de vez com a pessoa (as vezes mantendo aquela esperança de que a pessoa corra atrás da gente novamente).
Eu já cometi esses erros, até mais de uma vez, e acho que tá na hora de parar com isso.
Nessas horas, que sentimos que simplesmente não vamos conseguir o que queremos, é muito fácil passar a utilizar a filosofia do "ligar o foda-se e ser feliz". Até parece mesmo uma idéia genial.
Mas não é, nem de longe.
Afinal de contas, se ligamos o "foda-se" então teoricamente não nos importamos mais com nada que aconteça, certo? Nem com mais ninguém. Mas se não nos importamos como eles, isso dá a eles o direito de REALMENTE não se importarem, de fato, conosco. Afinal o que fizemos para merecer a atenção deles?
Ninguém ganha vários amigos simplesmente por existir. Tudo se cultiva, tudo se busca. (se você é adepto do "não corro atrás de ninguém" então lhe peço para parar de ler agora e fechar essa página.)
O "buscar" não está no sentido de sair numa busca, de fato, mas no sentido de procurar ser uma pessoa amigável para todos que você conhece. Todo mundo gosta de pessoas bacanas, que se mostram bem-humoradas até nas horas mais complicadas. E é permanecendo assim que você começa a ganhar amigos de verdade, que são algumas das pessoas mais importantes da nossa vida. É assim também que você desperta o interesse de algum parceiro ou parceira, podendo se envolver e desenvolver um relacionamento saudável daí.
Mas o ponto que quero chegar é: NINGUÉM consegue ser agradável quando se é ao mesmo tempo arrogante. Não precisa cumprir todo estereótipo de arrogante. Basta por exemplo, você pensar que é um pouquinho melhor que outra pessoa, e que as bobagens dela não merecem atenção.
Pronto, você é uma pessoa arrogante. (É sim!!)
Mas não fique muito puto, porque eu também sou assim. Todos são assim. Todos, uma hora ou outra, se consideram bons demais para entender outra pessoa, ou importantes demais para ter seu orgulho completamente ferido e suas vontades completamente frustradas.
E se nós, resolvemos por algum motivo, assumir essa natureza de arrogantes, não iremos cultivar porra nenhuma. Nada mesmo. Zero.
Hora, se todo conhecimento que pensamos ser nosso veio de fora, se nossas idéias são formadas a partir de coisas que observamos, que analisamos, que entendemos, porém ainda assim coisas DE FORA, significa que nada do que sabemos, nada do que aprendemos, nenhum dos valores que julgamos ter, é nosso de verdade. Apenas refletimos de volta aquilo que aprendemos no decorrer da nossa vida.
De que adianta então nos consideramos superiores a alguém, se não fomos totalmente responsáveis nem mesmo pelos nossos valores, pelos nossos modos?
Não existe motivo lógico então, para ser arrogante do jeito que nós somos. Não existe propósito em tentar diminuir uma pessoa, e puní-la, na imbecil intenção de nos sentirmos melhor.
Esse rancor, essa falsa superioridade, só nos deixa cegos para a verdadeira questão: sem ninguém, nós não somos merda nenhuma. Ninguém aprende sozinho, ninguém é feliz sozinho!
Então devemos buscar estar perto das pessoas, buscar ser agradável, nos enxergar como iguais. E se alguma pessoa não quiser você, seja por qual for o motivo, aguente firme. Só podemos tentar controlar os nossos sentimentos, não podemos exigir o mesmo dos outros. Então aguente firme, e siga em frente. Não tente se vingar, evite se emputecer com isso. Não se sabe o papel que essa pessoa terá em sua vida futuramente.
Quando você se mostra calmo e humilde, as pessoas QUEREM gostar de você. Então não ceda ao descontrole, à arrogância, senão daqui a pouco ninguém vai te levar a sério de verdade.
Vamos buscar e cultivar pessoas agradáveis a nossa volta, SENDO agradável para com elas também.
Interessante forma de proporcionar felicidade: fazer alguém feliz, exatamente por estar feliz.
=D
Valeu!
Falou e disse! :D
ResponderExcluirby: Paula
acho que vc tocou fundo na ferida.... pensando sobre acho que sou muito infantil....vc tem toda razão é bom ser bom!
ResponderExcluirYOU ARE THE BEST!
vc é muito especial, viu!
ResponderExcluir(L)
ResponderExcluiryeah, it's not easy boy... ;)
ResponderExcluir